
Origem do Taekwondo
A história do Taekwondo confunde-se com a da Coreia. A luta nasceu há mais de 2 mil anos, quando Ching Heung, 24º rei da dinastia Silla, iniciou sua tropa de elite na arte dos combates livres (Hwa Rang Do).
As disputas originaram uma forma primitiva de combate, o soo bak, e seus mestres desenvolveram 25 posturas durante a dinastia Koryo (924-1392). Estas técnicas formaram a base do Taekwondo moderno.
Com o fim da guerra travada pela Coreia, em 1945, novas escolas do gênero surgiram. Nelas, diversos mestres ensinavam lutas de variados estilos: Kwon Bup, Soo Bak Do, Tang Soo Do. Uma década depois, os estilos fundiram-se no Tae Soo Do e, em seguida, Taekwondo.
A luta participou como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos Seul 1988 e foi reconhecida como esporte oficial nos Jogos Olímpicos Sidney 2000. No Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de Taekwondo ocorreu em 1973, em São Paulo.
"O Taekwondo surgiu na Coréia após a Segunda Guerra Mundial e também com o fim da ocupação japonesa que dominou o país de 1910 a 1945.Foi desenvolvido com base do Karate e influência do Taekkyon, antiga Arte Marcial Coreana praticada desde os tempos dos três Reinos Koguryo, Baekje e Silla.O Taekkyon surgiu com a combinação de uma dança folclórica coreana com o Soobak (atual Ssirum) e com diversas técnicas de chutes.Na época dos três Reinos o Taekkyon fazia parte do treinamento dos guerreiros Sonbae (homens de virtude) de Koguryo e pelos Hwarang (jovens guerreiros) de Silla e também era praticado por militares, monges e camponeses nas dinastias Koryo e Chosun.Durante a ocupação japonesa o Taekkyon foi proibido, mas alguns mestres desta arte praticavam e ensinavam restritamente.Com o fim da Segunda Guerra Mundial a Coréia foi libertada do domínio japonês e começa um movimento de restruturação das Artes Marciais Coreanas com o surgimento de várias escolas."
As noves Escolas que formam o Taekwondo:
1º - CHUNG DO KWAN
A Chung Do Kwan (Escola da Onda Azul) foi fundada pelo Grão Mestre Won Kuk Lee em 1944 e foi à primeira escola oficial fundada na Coréia.Grão Mestre Won Kuk Lee praticou Taekkyon na Coréia e posteriormente Shotokan Karate no Japão.No início o estilo era denominado Tang Soo Do (Caminho das Mãos Chinesas).
2º - MOO DUK KWAN
A Moo Duk Kwan (Escola da Virtude Marcial) foi fundada pelo Grão Mestre Hwang Kee em 1945 na Coréia.Grão Mestre Hwang Kee treinou Kung Fu na Manchúria (China) e estudou Shotokan Karate através de um livro de Gishin Funakoshi.O seu estilo no início era chamado Hwa Soo Do e depois foi adotado o nome Tang Soo Do
3º - JI DO KWAN
A Ji Do Kwan (Escola da Sabedoria) foi fundada pelo Grão Mestre Chun Sang Sup em 1946 na Coréia com o nome de Yun Moo Kwan.Grão Mestre Chun Sang Sup praticou Judo e Karate no Japão e o início das atividades da escola foi em um dojang de Judo.Depois da Guerra da Coréia Grão Mestre Chun Sang Sup foi dado como desaparecido e em 1953 o comando da escola foi passado para Grão Mestre Kwe Byung Yoon.O estilo era chamado de Kong Soo Do (Karate Do-Caminho das Mãos Vazias) e após a Guerra da Coréia o nome da escola passou a se chamar Ji Do Kwan.
4º - CHANG MOO KWAN
A Chang Moo Kwan (Escola do Desenvolvimento Marcial) foi fundada pelo Grão Mestre Yoon Byung In na Coréia em 1946 com o nome de Kwon Bop Kong Soo Do.Grão Mestre Yoon Byung In praticou Kung Fu na Manchúria (China) e depois Karate no Japão com Tanken Toyama.Com o final da Guerra da Coréia, Grão Mestre Yoon Byung In desapareceu e o comando da escola foi passado para o Grão Mestre Nam Suk Lee.
5º - SONG MOO KWAN
A Song Moo Kwan (Escola da Juventude Marcial) foi fundada inicialmente em 1944 na Coréia por Grão Mestre Byung Shik Ro, mas ficou aberta somente por três meses, talvez por problemas com a ocupação japonesa na época. A escola foi reaberta novamente em 1953 depois da Guerra da Coréia.Quando jovem Grão Mestre Byung Shik Ro treinou Shotokan Karate no Japão juntamente com o Grão Mestre Won Kuk Lee (fundador da Chung Do Kwan).Assim como a Chung Do Kwan e Moo Duk Kwan a Song Moo Kwan era denominada Tang Soo Do.
6º - OH DO KWAN
A Oh Do Kwan (Escola do Nosso Caminho)foi fundada pelo General Choi Hong Hi e Grão Mestre Nam Tae Hi como programa de treinamento para o Exército Coreano em 1953 e foi a primeira escola a usar o nome Taekwondo.O Grão Mestre Nam Tae Hi pertencia a Chung Do Kwan e o General Choi Hong Hi havia treinado Taekkyon quando criança e Shotokan Karate no Japão.
7º - HAN MOO KWAN
A Han Moo Kwan (Escola Marcial Coreana) foi fundada em 1956 na Coréia por Grão Mestre Kyo Yoo Lee.Grão Mestre Kyo Yoo Lee treinou Yun Moo Kwan com Grão Mestre Chun Sang Sup.Após a Guerra da Coréia, ele começou a ensinar alguns membros da Yun Moo Kwan que retornaram da guerra.Lembrando que o Grão Mestre Chun Sang Sup havia desaparecido na guerra e o comando da escola passa a ser do Grão Mestre Kwe Byung Yoon e posteriormente ao Grão Mestre Chong Woo Lee com o nome de Ji Do Kwan.Por motivos de divergências, Grão Mestre Kyo Yoo Lee decidiu fundar a sua própria escola à Han Moo Kwan.
8º - KANG DUK WON
A Kang Duk Won (Escola da Virtude) foi fundada na Coréia em 1956 pelos Grão Mestres Hong Jong Pyo e Park Chul Hee, ex-alunos da Chang Moo Kwan.
9º - JUNG DO KWAN
A Jung Do Kwan (Escola do Caminho Correto) foi fundada na Coréia em 1956 pelo Grão Mestre Young Woo Lee. Antes de fundar a Jung Do Kwan, Grão Mestre Young Woo Lee pertencia à Chung Do Kwan.O nome Jung Do Kwan foi inspirado pela semelhança com o nome Chung Do Kwan, sua escola de origem.
TAEKWONDO MODERNO:
Após o final da Guerra da Coréia (1950 – 1953) houve várias tentativas de unificar o Taekwondo com o apoio do Governo Coreano e com liderança do General Choi Hong Hi. O nome Taekwondo foi sugerido pelo Gen. Choi Hong Hi em 1955 pela semelhança com o nome Taekkyon.Em 1961 foi fundada a Korea Taekwondo Association (K.T.A) tendo como o seu primeiro presidente o próprio Gen. Choi Hong Hi e em 1966 à International Taekwondo Federation (I.T.F) também como presidente o Gen. Choi Hong Hi. Por divergências e problemas políticos o Gen. Choi Hong Hi é expulso do país e exilado no Canadá.O Taekwondo nesta ocasião foi popularizado na Coréia e em 1971 recebe a nomeação de Esporte Nacional pelo presidente da República da Coréia do Sul.Em 1972 foi fundado o Kukkiwon – World Taekwondo Headquarters sendo a matriz e academia central do Taekwondo. Então, um ano mais tarde em 1973, foi fundada à World Taekwondo Federation -W.T.F com sede em Seoul e também o 1º Campeonato Mundial de Taekwondo realizado na Coréia do Sul.O Kukkiwon consegue definitivamente em 1978 à unificação das 9 escolas de Taekwondo existentes na Coréia: Chung Do Kwan , Moo Do Kwan , Ji Do Kwan , Chang Moo Kwan , Song Moo Kwan, Oh Do Kwan, Han Moo Kwan, Kang Duk Won e Jung Do Kwan.Hoje estas escolas existem na Coréia como clubes e emitem os seus próprios certificados junto com o do Kukkiwon. Também usam o mesmo currículo de técnicas e seguem todos os regulamentos do Kukkiwon.O Taekwondo tornou-se Esporte Olímpico, sendo reconhecido pelo C.O.I. – Comitê Olímpico Internacional.O esporte participou como modalidade demonstrativa nas Olímpiadas de Seoul em 1988 e Barcelona em 1992.Estreou como Esporte Olímpico Oficial em Sydney em 2000, esteve presente em Athenas em 2004, Beijing em 2008, Londres em 2012 e também estará no Rio de Janeiro em 2016.
Outras Artes Marciais Coreanas:
-
Tang Soo Do
-
Tae Soo Do
-
Taek Kyon
-
Kong Soo Do
-
Soo Bahk Do
-
Hapkido




























SOBRE
André Alex Lima fala sobre a História do Taekwondo no mundo
Artigo do site tkdlivre.com
Tkdlivre - A sua primeira entrevista despertou enorme interesse no que diz respeito a farsa histórica e problemas no ensino do TKD. Desta vez gostaríamos que você entrasse em detalhes nestes assuntos.
André Alex - Antes de tudo, gostaria de esclarecer que este assunto é delicado; vai chocar muitos e afetar crenças. Vou revelar o que foi oculto pelos pioneiros do TKD e que acabou virando uma bola de neve gigantesca. Entramos em uma era em que o acesso à informação dá às pessoas uma oportunidade a mais para escapar à alienação: uma doença contagiante que limita muitos praticantes de TKD, um esporte atrativo, exótico e apaixonante, razões pelas quais os iniciantes e faixas pretas inexperientes são alvos fáceis da lavagem cerebral. Infelizmente o TKD foi construído de mentiras. De um lado, ensina as crianças e adolescentes sobre a cortesia, integridade, perseverança, autocontrole, espírito indomável, e do outro lado é pura hipocrisia, venda de faixas, roubalheira de juízes, farsas históricas e alguns grão-mestres salafrários. Está longe de ser perfeito, muito menos cientifico.
Tkdlivre - Você inicia essa explanação de forma muito dura. Atualmente, como você o vê no aspecto desportivo?
Atualmente está atravessando uma crise de identidade, corrupção e perda de credibilidade, causada pela desonestidade dos árbitros e dos dirigentes. A boa noticia é que tem potencial para dar a volta por cima: o primeiro passo para superar esta crise e desmascarar a farsa histórica.
O TKD e uma arte jovem, teve a sua origem há cerca de 60 anos como uma variação direta do caratê durante a ocupação japonesa, mas foi exportado para o mundo como uma arte marcial autentica desenvolvida lentamente durante dois mil anos e que de repente se tornou esporte olímpico. Tkdlivre -Por que os coreanos falsificaram a origem do TKD, inventando uma historia absurda de antiguidade?
O que os coreanos fizeram era muito comum entre os governos ditadores daquela época; manipulavam a verdade e tentavam falsificar a historia para tomar vantagem de situações ou simplesmente justificar injustiças. O desenvolvimento do TKD ocorreu dentro do regime de 3 presidentes ditadores que ocuparam o poder durante 40 anos e apoiaram o desenvolvimento de um esporte o qual os coreanos dominariam, alem de trazer ao país reconhecimento e prestigio internacional. O grande problema que enfrentaram no decorrer deste projeto foi tentar apagar os registros da verdadeira origem que está no Japão e que foi a maior dor de cabeça da historia coreana no século XX, o governo da Coréia do Sul e a WTF investiram milhões, controlaram e apoiaram a difusão de uma historia fictícias sobre o passado do TKD, com o objetivo de construir uma reputação, dar autenticidade e pedigree ao esporte que se tornaria símbolo de uma nação.
Tkdlivre -Quais foram os verdadeiros fatos históricos que tiveram influencia na criação do TKD?
A verdadeira origem do TKD se encontrou na ocupação Japonesa entre 1910 e 45. Portanto, é importante conhecer o cenário político e social que atravessou a Coréia, para se compreender claramente os acontecimentos que culminaram com a criação do TKD. Eu pesquisei a historia desde 1875, quando foi assinado o ´Tratado de Ganghwa` entre o Japão e Coréia. Esse tratado comercial de cooperação foi o primeiro sinal de intromissão Japonesa na política interna coreana. Essa intromissão foi crescendo até que em 1895 os Japoneses assassinaram a Imperatriz coreana Myeongseong, ela representava um obstáculo aos verdadeiros interesses que os Japoneses escondiam por trás da falsa ajuda que estavam oferecendo aos vizinhos coreanos, os quais atravessavam uma fase de problemas internos, desemprego e grave crise econômica. Os Japoneses tomaram proveito dessa ma fase do vizinho e iniciaram a ocupação pacificamente em 1909, quando enviaram milhares de soldados para controlar as ruas e fortificar as instalações oficiais do governo coreano sob o pretexto de estarem ajudando a nação amiga a se reorganizar e a combater a criminalidade. No inicio parecia verdade. Até que em 1910 deram o golpe traiçoeiro e tomaram o poder, anexando a Coréia como uma colônia. Os invasores eram bem treinados e os pegaram de surpresa.
Tkdlivre - O que ocorreu durante os 35 anos de invasão Japonesa e quando começou a surgir os primeiros vestígios do TKD?
Os primeiros 15 anos da invasão foram os mais violentos. Os coreanos reagiram varias vezes com guerrilhas, mas não tiveram chances contra o militarismo extremo dos Japoneses que executaram assassinatos em massa, torturas, estupros, confisco de terras, experiências médicas em humanos, proibiram a lagoa e religião local, mudaram os nomes das cidades e rebaixaram os coreanos a cidadãos de segunda classe. Na segunda fase da ocupação, que foi de 10 anos, a violência diminuiu e os coreanos cresceram economicamente mesmo que politicamente não existiam, os Japoneses desenvolveram a infra-estrutura do país, indústrias, implantaram um sistema ferroviário que ligava o Norte, que se tornou o centro Industrial ao Sul, aonde se concentrava a agricultura e matéria-prima. Por fim, nos últimos 10 anos os coreanos já tinham se acostumado ao colonialismo, já havia toda uma geração que cresceu nos moldes japoneses; a única forma de oposição que os Japoneses sofriam eram protestos de colônias coreanas no exterior, em particular na Inglaterra. Nesta fase, virou costume das famílias coreanas mais ricas, e da elite, enviar os filhos para estudar em universidades do Japão, com o objetivo de terem melhores oportunidades em uma sociedade dominada pelo imperialismo japonês. Foi aí que muitos jovens coreanos começaram a aprender as artes marciais japonesas e voltaram para a Coréia com a faixa preta de caratê, marcando os primeiros passos do que viria a ser batizado de TKD por este grupo de caratecas formadores dos Kwans.
Tkdlivre - Como foi a libertação dos coreanos? E qual era a realidade do país nos primeiros anos em que o TKD começou a tomar forma?
Alcançaram a independência por um milagre que começou indiretamente com o ataque Japonês à baía de Pearl Harbor, no Havaí, forçando os americanos a entrarem na 2ª Guerra Mundial. Durante este conflito, os japoneses cometeram mais injustiças contra os coreanos, recrutando obrigatoriamente 1,2 milhões de homens para a armada imperial e usaram 400 mil mulheres como escravas sexuais para o exército, muitas das quais raptadas. No fim, os USA explodiram 2 bombas atômicas e, como conseqüência da derrota japonesa, a Coréia foi libertada por pura sorte. Foi no meio desta confusão que o TKD teve suas verdadeiras origens; os Kwans começaram a surgir em 1944, com o Chung Do Kwan, fundado por Lee Won Kuk que tinha aprendido caratê enquanto estudava no Japão, e que chegou a treinar diretamente com o Sensei Funakoshi, fundador do Shotokan.
Tkdlivre - Pode-se afirmar então que os outros Kwans também surgiram nesta época?
Os outros Kwans foram fundados logo em seguida pelos jovens caratecas, os quais voltaram para uma nação que novamente mergulhava no caos econômico, causado desta vez pela evacuação dos milhares de japoneses que lá viviam controlando o país. Novamente os coreanos foram pegos de surpresa; não estavam preparados para a independência, o que abriu as portas para ditadores políticos, assassinatos, guerra civil, repressão e um forte movimento nacionalista que influenciou nas historias milenares inventadas mais tarde para esconder a verdadeira origem japonesa do TKD. No meio de tanta confusão surgiu o comunismo na parte norte do país, dando origem a guerra da Coréia, em 1950, matando mais de 5 milhões de habitantes, dividindo a península em Coréia do Sul, apoiada pelo USA, e Coréia do Norte, uma enorme base militar comunista. A divisão teve um terrível impacto na economia dos dois novos paises, pois o Sul precisava do Norte e vice-versa. De um lado estava a matéria-prima, e do outro as indústrias.
Tkdlivre - Como a historia fictícia de 2 mil anos causou os problemas técnicos e a didática defeituosa no ensino do TKD?
A farsa histórica ocasionou a ´falsa tradição` e isso fez com que ficássemos desnecessariamente carregando nas nossas costas, desde as décadas de 40 e 50, as partes que compõem a estrutura do caratê, de nada servem para o TKD; os Katas (Poomse) e Kihon (Samboderios) não têm nenhuma ligação técnica um com o outro dentro do TKD, e muito menos com a maneira que nos movimentamos e lutamos. Os chutes e as regras de luta foram a única parte do TKD que tomaram forma inovadora, autentica e revolucionaria; tudo mais foi copiado e acabou ficando descaradamente preso no currículo com novos nomes e pequenas modificações. Os elementos componentes da estrutura técnica são incompatíveis uns com os outros; não fazem sentido juntos, não se complementam, pois não se desenvolveram naturalmente com o passar do tempo e por isso não se encaixam. A primeira vista, o TKD é uma luta distinta com identidade própria: protetores de tronco, luta contínua, pontapés circulares, duplos, triplos... é fácil de identificar. Porem, debaixo do capuz, carrega uma enorme bagagem japonesa: os Katas, Kihon, quebramentos, defesa pessoal e até a filosofia foi copiada. Esta foi a razão pela qual, nas décadas anteriores, vários mestres se depararam com a estranha situação de que o material técnico das faixas tinha tendência a ser unicamente utilizado para os exames de graduação; existia no ar uma sensação de abandono destas técnicas.
Tkdlivre - Você poderia fazer uma comparação entre a didática de ensino do caratê Shotokan e da WTF, pois muitos taekwondistas têm conhecimento limitado de outras lutas?
Os Katas (Poomse) são essenciais para o Caratê; são a parte central; tudo gira em torno e tem inicio nestes movimentos. O carateca iniciante aprende 2 Katas: ´heian shodan` e ´heian nidan`, que ensinam ao faixa branca e amarela os fundamentos básicos de luta, como a movimentação em base, o soco direto e as defesas baixa, media e alta, além do pontapé frontal. Estes movimentos do próprio Kata são os mais usados nos combates de caratê. Em seguida, o aluno começa a praticar o Kihon (Samboderios), que são os mesmos movimentos dos Katas, porém com um adversário atacando e defendendo em series combinadas, desenvolvendo a noção de distancia e timing, qualidades necessárias para a etapa seguinte, que é o Kumite (Kyrugi). Uma coisa vai se encaixado na outra em uma didática de ensino que não existe no TKD, o qual por sua vez não tem parte central e nem partes que se encaixam. Se observarmos a relação entre um seguimento e outro, nada faz sentido; o Poomse não tem absolutamente nada a ver com o Kyrugi e os Samboderios não tem nada a ver com nada. Três coisas que foram colocadas juntas sem nem uma conexão técnica, quanto mais cientifica. O valor de uma é irrelevante e desnecessária para a outra. O treinamento do TKD enfatiza a luta como parte central, simplesmente porque é o único seguimento que nos dá a “ilusão de autenticidade”, visto ter se desenvolvido em uma direção que nos distancia totalmente do caratê. O resto do aprendizado, nada oferece para a luta. Na verdade, atrapalha. Nos últimos anos eu observei o Judô, Jiu Jitsu, Box Tailandês, a Capoeira e o Wrestiling, comprovando a continuidade técnica que existe em cada um destes estilos.
Tkdlivre - Fale-nos destas conexões com os guerreiros Hwarang e Tea Kyon?
Quase não existiram artes marciais dentro da Coréia antes do século XX, a não ser umas poucas escolas de estilos chineses. Também não existem documentos que provem as historias dos guerreiros Hwarang. Pesquisas nas bibliotecas do governo coreano provaram a escassez de recordes. O pouquíssimo encontrado os descreve como uma ´divisão do exercito especializada no uso de arco e flecha`. Nos livros e apostilas da WTF, constam até ´juramentos` para aparentar uma imagem equivalente aos Samurais do Japão. O Tae Kyon por sua vez também não fez nenhuma contribuição ao desenvolvimento do TKD. A palavra Tae Kyon começou a ser recordada nos documentos do governo coreano, na transição dos séculos XVIII e XIX, como um jogo rural praticado pelas classes mais baixas da população, em que o objetivo do jogo era derrubar o adversário com uma pesada no tórax. Eram usados passos laterais e frontais como uma ginga que relembra um pouco a Capoeira, o Tae Kyon nunca foi um sistema de luta, na realidade faz parte do folclore coreano e, entre a população pobre, eram comuns pequenas apostas em dinheiro para ver quem derrubaria o adversário.
Tkdlivre - A identidade do taekwondo estaria então diretamente ligada ao Tae Kyon?
Este jogo é desesperadamente citado pelos coreanos como o antecessor do TKD, mas nunca existiram provas concretas a não ser especulações e contradições que só fazem com que a WTF perca mais credibilidade e se sujeite ao ridículo. A teoria do Tae Kyon só daria ao TKD menos de 150 anos de existência, pois não existem recordes de Tae Kyon além dessa margem de tempo. E levantaria outras questões: De onde apareceram os kimonos japoneses, que usavam antes, faixas, Poomse, quebramentos e Samboderios?
Tkdlivre - O General Choi realmente inventou o TKD?
O faixa preta 2 Dan de caratê Shotokan, Choi Hong Hee, egoisticamente se intitulou o único fundador. Na verdade, o TKD não foi inventado por uma pessoa, e sim foi o resultado de inúmeros acontecimentos, confusões e da mescla do nacionalismo e orgulho coreanos com o ódio aos japoneses, impedindo aos coreanos reconhecerem a verdadeira origem. O General Choi tinha uma posição política que o permitia estar à frente daquele projeto que reuniu os caratecas coreanos, políticos e militares, unidos na farsa em que cada parte dependia igualmente da outra. Portanto, todos devem ser reconhecidos como fundadores. Na famosa reunião dos anos 50, em que se decidiu usar o nome TKD através do voto, todos os que votaram são igualmente fundadores. O General Choi esteve por trás das muitas manobras necessárias para o surgimento do TKD; foi o arquiteto do projeto. Porém, sem a aprovação e trabalho das outras partes, não se concretizaria; e no fim ele não deu o reconhecimento merecido aos outros e tentou o tempo todo aparentar que foi o único fundador e que fez tudo sozinho.
Tkdlivre - Qual era o plano inicial de fundação da ITF?
A ITF foi criada em 1966 pelo General Choi para servir como veiculo de exportação do TKD para o exterior. E o negocio já começou estranho. Como uma entidade tão nova já possuía, em tão pouco tempo, mestres com as graduações de 6 e 7 Dans para enviar aos paises, inclusive ao Brasil? O General montou um esquema maravilhoso para atrair os jovens instrutores, que nesta época tinham fortes raízes técnicas com seus devidos Kwans. Eles faziam um ´supletivo` com o General em que aprendiam umas formas recém inventadas, que nunca chegaram nem a ser praticadas na Coréia... Era a versão exportação. No fim recebiam uns Dans a mais nos novos diplomas da ITF; pagavam por um certificado de Instrutor Internacional que vinha acompanhado de um visto no passaporte. A transação nada mais era do que a venda de um território colonial a ser explorado, com a condição de que mandassem o dinheiro dos diplomas de faixas pretas para a Coréia. Essa foi a razão pela qual os antigos mestres da ITF tinham técnicas bem diferentes uns dos outros. Na verdade, a ITF não tinha mestres, e sim recrutava os mestres dos diferentes Kwans. Era uma jogada de negócios.
Tkdlivre - Qual era o nível cultural destes Instrutores Internacionais, visto que muitos vieram para o Brasil enviados pela ITF e logo depois pela WTF?
Alguns destes indivíduos fizeram trabalhos excelentes, que merece o nosso respeito, reconhecimento e nossa admiração. Outros tiveram atuações vergonhosas. Um bom número destes, ´Instrutores Internacionais`, era soldado raso, semi-analfabeto e ignorante que pularam no barco inventado pelo General Choi para não terminarem os dias como faxineiros na Coréia, escondidos por trás destes diplomas e da ilusão que existe no ocidente sobre mestres orientais. Alguns deles se deram bem e chegaram inclusive a ocupar cargos de ´Presidente de Confederações`. Mas como não deixaram de ser ignorantes, hoje só fazem atrapalhar e prejudicar o desenvolvimento do TKD nos paises alheios.
Tkdlivre - O que deu errado para o General Choi e para a ITF?
O General Choi tinha uma mentalidade comercial e passou duas décadas correndo de um lado para o outro tentando convencer os militares, mestres, políticos e acabou dando certo. Conseguiu o apoio fundamental do presidente Rhee Syngman e finalmente, quando o plano começou a funcionar, cometeu o erro de se desentender com o novo governo do presidente Park Chung Hee e acabou perdendo tudo. O político Un Yong Kim acabou ocupando o lugar que ele sempre sonhou. Quando o General se deu mal, os Instrutores Internacionais pularam fora da ITF, pedindo filiação ao governo coreano, ou seja, a WTF. Como a invenção da ITF deu certo, a nova entidade manteve o mesmo esquema, enviando os Instrutores Internacionais. Só que agora traziam aquelas apostilas mentirosas que nos fizeram decorar nas décadas passadas e estão sendo repassadas para as novas gerações. Como todos sabem, uma mentira repetida mil vezes vira verdade. O destino do General foi passar o resto da vida no papel de vitima injustiçada, rodeada pelos seus fieis discípulos que mergulharam no fanatismo e transformaram a ITF em uma seita que vive falando mal da WTF e que chamam o TKD Olímpico de falso. Mas agora se sabe que a ITF é mais falsa ainda. E o pior de tudo é ver brasileiros brigando por estes problemas coreanos.
Tkdlivre - Por que o presidente da WTF foi parar na cadeia?
O Un Yong Kim é um intelectual. Foi embaixador da Coréia, na Inglaterra e nos USA. Este supremo ex-presidente da WTF também era um grande picareta e por isso esta na cadeia. Ele esteve envolvido em todo tipo de escândalo e corrupção. Foi processado nos USA por fraude, mentir para o FBI; foi acusado no envolvimento dos resultados irregulares de diversas lutas de TKD nas Olimpíadas; foi processado em 1997 por tentar desonestamente a aprovação de uma lei olímpica que obrigaria todos os paises a usar um novo uniforme e protetores de TKD fabricado pelo seu filho; foi expulso do comitê olímpico porque estava comprando votos para sua possível eleição como presidente do COI, alem de fraudes no imposto de renda e falsificação da historia milenar do TKD. Este 10º Dan difundiu o TKD no mundo, mas também foi o rei da pilantragem. Ele serve de exemplo para ´abrir os olhos` dos que se deixam levar por alguns 9º Dans que andam por ai enganando os trouxas que acreditam cegamente nestas leis hipócritas de hierarquia.
Tkdlivre - Por que o caratê nunca conseguiu chegar às olimpíadas?
A mentalidade do Japonês foi a razão pela qual o caratê nunca conseguiu ser incluído no programa olímpico. A arte das mãos vazias se difundiu pelo mundo na forma de inúmeros estilos, independentes uns dos outros. Muitos destes estilos se desenvolveram na mesma época e em regiões do Japão, mas não aceitam a unificação. O japonês é um povo extremamente preso às tradições. Esta rígida cultura que os identifica é também uma barreira que impede e dificulta mudanças mínimas em costumes. Só na ilha de Okinawa existem mais de mil estilos diferentes de caratê. Alguns são praticados unicamente e, exclusivamente, por certas famílias, por varias gerações. Outros estilos mais difundidos sofreram novas divisões nas ultimas décadas e geralmente se separam em “tradicional” e “esportivo”. Quem acompanha o caratê moderno tem conhecimento da WKF, que é fortíssima na Europa; possui um circuito competitivo de alto nível e desenvolveu o programa que mais se encaixaria como esporte olímpico. Fizeram várias mudanças organizacionais e técnicas. Englobaram diferentes tipos de Caratê e inclusive adotaram os princípios de chutes totalmente copiados do TKD, em que se levanta o joelho na frente antes de chutar, ao contrario do antigo sistema tradicional, que levantava o joelho atrás fazendo um enorme circulo na trajetória percorrida pelo qual atrasa o golpe; a WKF possui um estilo fluido e dinâmico, e aprendeu a chutar com o nosso TKD.
Tkdlivre - Que diferenças você vê nas competições e nos campeões de hoje e nos de 30 anos atrás?
Quando eu iniciei o TKD, era ensinado no formato arte marcial. Usávamos poucos protetores e os socos faziam parte do treinamento. Depois virou exclusivamente esporte de competição. Agora, vem a próxima geração que vai praticar o TKD videogame, controlado por um computador e protetores eletrônicos. Estamos iniciando uma fase em que não haverá necessidade para a existência dos mestres. Lentamente perderão terreno para os preparadores físicos e treinadores esportivos. Os discípulos agora são atletas, o praticante do TKD moderno está se tornando mercenário. O sonho Olímpico e a fama se transformaram nos objetivos mais importantes da prática. Serão menos fieis ao professor e trocarão de academia como de roupa. O importante é ganhar um título. Para cada nova geração de taekwondistas as coisas estão ficando mais difíceis. Hoje, para alguém perseguir o sonho olímpico, tem que se tornar membro de um supertime e ter um superpreparador físico. É quase impossível chegar neste nível, treinando com o grupinho da academia. E no fim das contas, fica dependente de políticas esportivas, juizes desonestos e da própria sorte. É quase como jogar na loteria. Essa nova era da informação e da internet também esta diluindo a imagem que o publico tinha do atleta campeão, nos anos 80 e inicio dos 90. Quando alguém ganhava um titulo mais importante, era falado e relembrado por anos. Hoje em dia o sujeito pode se tornar campeão pan-americano em Fevereiro mas, se perder em Junho, é possível que em Novembro já esteja esquecido. Os campeões estão perdendo o valor que tinham e os seus feitos esportivos com vida cada vez mais curta. São tantos campeões e tantas competições hoje em dia que o sujeito mal comemora o seu titulo, já aparece outro campeão para distrair o publico…olha tem outro campeão…quem vai ser o próximo…? Alguém lembra quem era o ultimo…? A não ser que façam algo realmente incrível e inédito, como ganhar 3 olimpíadas. O publico esquece rápido, o campeão de hoje não consegue mais viver de uma vitória internacional. Na verdade, tem que ganhar pelo menos 10. Ele está sofrendo uma cobrança do publico que o obriga a provar que é o melhor a cada 6 meses. O campeão está se tornando descartável!
Tkdlivre - Qual a sua conclusão final sobre tudo isto?
A verdadeira historia do TKD é muito mais interessante e dramática do que a fictícia. Mesmo com tudo de errado que aconteceu para os coreanos, eles conseguiram dar a volta por cima e o TKD se tornou a luta mais praticada do planeta; ultrapassou o caratê e hoje é esporte Olímpico. É difícil acreditar que um pequeno grupo de jovens, em uma remota e desconhecida nação, na década de 40, conseguiria desenvolver uma arte que sobreviveria tragédias e alcançaria o sucesso e prestigio internacional. Sei que a verdade é desagradável para muitos dos meus colegas, principalmente aos colegas coreanos. Não tenho a intenção de desrespeitar, mas sim esclarecer a verdade para podermos trabalhar melhor, entendendo realmente quem somos. A verdade é sempre melhor, mesmo que seja dolorosa. No fim, sempre crescemos mais. Os mestres coreanos, que nos ensinaram, não tiveram culpa do que aconteceu; é fácil entender que foram vítimas do destino e que raciocinaram com a lógica daquela época. Se estivéssemos no lugar deles, possivelmente teríamos feito o mesmo. No geral temos que reconhecer o trabalho dos mestres pioneiros. Ocultaram um segredo, como um segredo de família que muitos de nos temos. Na verdade, estamos no mesmo barco. Quando eu ouvi tudo isso pela primeira vez, também fiquei chocado. Mas valorizo e respeito tudo o que ocorreu. Reconheço o TKD como um símbolo de vitória de uma nação, inclusive símbolo da minha própria vitória pessoal!
Tkdlivre - Você poderia nos citar algumas fontes de pesquisas para que os brasileiros possam obter mais informações?
Foram inúmeras as fontes de pesquisa. Citarei algumas que podem ser encontradas em inglês: ´A Modern History of TKD` (Korea), por Kang Won Sik e Lee Kyong Myong; ´TKD an Historical Appraisel` (USA) pelo Ph.D Robert Dohrenwend; ´La Chronique d’Henry Plee` revista Caratê (Franca); ´The Evolution of TKD from Japanese Caratê` (USA), por Eric Madis; ´Antology of Fighting Arts` (Canada) pelo Ph.D e TKDista brasileiro Carlos Eduardo Loddo; o livro ´The Koreans` (Inglaterra), escrito por Michael Breen; jornal ´Los Angeles Times` (USA), reportagem ´TKD Corrupção`, dentre muitos outras.
Fonte:
http://www.tkdlivre.com/index.php/component/content/article/93-entrevistas/334-andre-alex-lima-fala-sobre-a-historia-do-teakwondo-no-mundo






